Grupo de pesquisa: Judaísmo Contemporâneo: Filosofia Política Judaica

Descrição
LABÔ PUCSP
Grupo de pesquisa: Judaísmo Contemporâneo: Filosofia Política Judaica, coordenado por Andréa Kogan e Ruben Sternschein.
Este grupo se proporá, em um primeiro momento, estudar as bases da filosofia política geral para visitá-las na re-leitura das fontes bíblicas, talmúdicas e medievais. Em seguida, descobertos, discutidos e aprendidas estas bases, passaremos ao estudo dos escritos de Martin Buber e de Emmanuel Levinas sobre política judaica, israelense e humanista.
A dinâmica dos encontros incluirá um momento de aula expositiva por parte do coordenador e/ou os participantes e um momento de análise e discussão conjunta. Estimularemos a pesquisa, a produção e a publicação dos participantes.
Andréa Kogan é formada em Letras (Português/Inglês) e Doutora em Ciência da Religião pela PUC de São Paulo. Sua tese de doutorado foi transformada no livro “Espiritismo Judaico” (Editora Labrador). Coordenou e desenvolveu pesquisas sobre judaísmo contemporâneo nos últimos 7 anos e, além de professora, tradutora e revisora, é assistente acadêmica do Labô.
Ruben Sternschein é bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP, e é rabino da Congregação Israelita Paulista desde 2008.
Os encontros deste grupo de pesquisa ocorrerão às quartas-feiras, das 16h00 às 18h00, dentro do seguinte calendário: 5 e 26 de agosto; 9 e 30 de setembro; 14 e 28 de outubro; e, 11 e 18 novembro.
Data Final do Evento
Data Inicial do Evento