Lançamento do livro “Conflitos e religiosidades: Israel, Palestina e estudos judaicos no Brasil”

No dia 26 de fevereiro, o IBI lança, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), o livro “Conflitos e religiosidades: Israel, Palestina e estudos judaicos no Brasil”, com artigos dos participantes do grupo IBI do Campus.
O IBI no campus, laboratório organizado pelo Instituto Brasil-Israel, começou em 2020 no contexto da pandemia de Covid-19. Estudantes, pesquisadores e professores envolvidos nas atividades do IBI construíram um laboratório online de estudo e pesquisa sobre judaísmo, sionismo, Israel e Palestina em conjunto com o Núcleo de estudos judaicos da UFRJ (NIEJ), da PUC-SP (LIP), da UFRGS (NEJ), e da UPE (LIP-Recife).
A partir dos encontros semanais do IBI no Campus, e com organização dos professores Karl Schurster (UPE), Michel Gherman (UFF/IBI) e Omar Thomaz (UNICAMP), o fruto do trabalho desses pesquisadores está no livro “Conflitos e religiosidades: Israel, Palestinas e estudos judaicos no Brasil”, que o IBI lança em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, no dia 26 de fevereiro. Trata-se de 12 artigos assinados por alunos e professores convidados do projeto, que contribuem para consolidar referências acadêmicas com uma visão lúcida e crítica das complexidades dos temas trabalhados, tão caros ao Instituto Brasil-Israel.
“Esse livro vem em um momento importante por possibilitar ao grande público estar próximo do que os jovens pesquisadores dos estudos judaicos estão fazendo no Brasil. Num mundo em que a política se tornou um processo contínuo de brutalização, trabalhos de jovens pesquisadores, como nesse livro, acabam sendo um sopro de esperança de que a ciência seja um dos caminhos possíveis para ler o mundo”, afirma o professor Karl Schurster.
Para o coordenador executivo do IBI, “uma das principais frentes de atuação do Instituto Brasil-Israel (IBI) – organização sem fins lucrativos dedicada a informar o público geral sobre temas relacionados a Israel, Oriente Médio e as relações do Brasil na região – é dar subsídio intelectual e acadêmico a estudantes e pesquisadores que tenham interesse em se aprofundar em assuntos relacionados a Israel e Palestina. Acompanhando as investigações dos pesquisadores que têm entrado no laboratório e participando da organização e desenvolvimento das viagens de campo para Israel e Palestina, ressalto a importância das pesquisas publicadas, em grande medida inéditas nas universidades brasileiras.”.

MESA 1 - Por que a guerra? Análises do conflito Israel-Palestina
Horário: 14H às 15H
Gabriel Mizrahi, Karina Calandrin, Sergio Nunes e Desirée Puosso
Mediação: Karl Schurster
MESA 2 – Memória, representação e narrativas: filmes, livros e símbolos
Horário: 15h15 às 16h15
Ana Caroline Lourenço, Milleni Freitas, Bianca Bastos, Thayane Fernandes
Mediação: Michel Gherman
MESA 3 - Identidades locais e judeidade
Horário: 16h30 às 17h30
Marcos Gandelsman; Andréa Basílio e Dolores Galindo; e Jayme Caon e Gabriel Teitelbaum.
Mediação: Iris Kantor