Grupo de Pesquisa "Judaísmo Contemporâneo: Filosofia Política Judaica"

andrea.kogan@bkidiomas.com.br
Os temas centrais da filosofia política: liderança, poder e sua administração, sistemas de governo, justiça, ética, direitos e deveres, liberdades e seus limites, indivíduo e coletivo e a característica tensão entre perpetuar e transformar, aparecem nas fontes clássicas do pensamento judaico, porém não de forma deliberada.
A figura de Deus, os posicionamentos de Moisés, seus colaboradores e rivais, as diferenças entre reis profetas e sacerdotes, são alguns dos exemplos na narrativa bíblica que junto aos conflitos entre os sábios do Talmud e as teorias de filósofos medievais como Maimônides, serviram de base para o pensamento político judaico contemporâneo de filósofos como Martin Buber e Emmanuel Levinas.
Este grupo se proporá, em um primeiro momento, estudar as bases da filosofia política geral para visitá-las na re-leitura das fontes bíblicas, talmúdicas e medievais. Em seguida, descobertos, discutidos e aprendidas estas bases, passaremos ao estudo dos escritos de Martin Buber e de Emmanuel Levinas sobre política judaica, israelense e humanista.
A dinâmica dos encontros incluirá um momento de aula expositiva por parte do coordenador e/ou os participantes e um momento de análise e discussão conjunta. Estimularemos a pesquisa, a produção e a publicação dos participantes.
Coordenação: Ruben Sternschein
É bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP, e é rabino da Congregação Israelita Paulista desde 2008.
Coordenação: Andréa Kogan
É formada em Letras (Português/Inglês) e Doutora em Ciência da Religião pela PUC de São Paulo. Sua tese de doutorado foi transformada no livro “Espiritismo Judaico” (Editora Labrador). Coordenou e desenvolveu pesquisas sobre judaísmo contemporâneo nos últimos 7 anos e, além de professora, tradutora e revisora, é assistente acadêmica do Labô.
Horário: quartas-feiras, das 16h às 18h
Encontros:
24/2, 10/3, 24/3, 7/4, 28/4,12/5, 26/5.
Introdução à filosofia política geral e judaica:
· Miller David, Political philosophy, Routledge Encyclopedia of Philosophy
· What is Political Philosophy? (The Journal of Politics, v. 19, n. 3, p. 343- 368, 1957). Tradução de Francesca Cricelli. Publicado com permissão gentilmente cedida pela Cambridge University Press para a Leviathan. Cadernos de Pesquisa Política. É possível acessar o original em http://journals.cambridge.org/action/displayIssue?decade=1950&jid=JOP&volumeld=19&issueld=03&iid=6 375044. Strauss, Leo (Tradução de Francesca Cricelli). O que é a Filosofia Política?
· Seleção de artigos do Jewish Political Studies Review
Narrativas Bíblicas relevantes:
· Mudanças na liderança e administração do poder e resolução de conflitos na figura de Deus: (criação, paraíso e expulsão, dilúvio, arco íris, torre de babel, farão, bezerro, korach, espiões, pinchas. Negociações com Moisés).
· Empoderamento do povo egípcio no modelo de governo de José.
· Juízes e justiça: juízes e a tensão na democratização e humanização da justiça em Deuteronômio. O modelo de governo no livro dos juízes..
· Modelos de liderança do Profeta e do Sacerdote: o exemplo do bezerro de ouro. A leitura de achad haam.
· A monarquia e o anarquismo na bíblia ( Regulamentos e advertências da monarquia em Deuteronômio, em Samuel 1, na figura de David e na crítica dos profetas clássicos) ( Livros de reis e de profetas.
Disputas talmúdicas:
· O forno de Akhnay e os limites das verdades e das maiorias.
· Governo e minorias: Tratado Rosh hashana 2:9.
· Iochanan e Reich Lakish.
· Os modelos de Halberthal
Filosofia política judaica medieval:
· Maimônides (Seleção de textos de Mishne Torá, o Guia dos Perplexos e seu comentário a Pirkei Avot e os estudos de Warren Harvey e Aviezer Ravitzky sobre seu pensamento político). Harvey, Warren Zev (1980a) “Between Political Philosophy and Halakha in Maimonides' Thought,” Iyyun 29: 198–212.
· Abravanel sobre a diferença de governo, liderança e administração do poder no modelo do agricultor e o modelo do pastor bíblicos.
· Anarquismo e centralismo no pensamento judaico político - o Trabalho de Warren Harvey.
· Spinoza: Tratado Teológico - Político, capitulos 4,5,7,15-20.
Estudo de escritos de Martin Buber (seleções de):
- Eu e Tu.
- Caminhos da Utopia.
- Uma terra para dois povos.
- The letters of Martin Buber.
Estudo de escritos de Levinas (Seleções de):
· Leituras talmúdicas: do livro Quatro Leituras Talmúdicas: primeira (Em Relação a o Outro) e segunda (A Tentação da Tentação), do livro: Novas Interpretações Talmúdicas: primeira (A Vontade do Céu e a Vontade dos Humanos) e segunda (Para além do Estado no Estado)
· Ética é Infinito: capitulo 2 ( Heidegger), capitulo 6 (Mistério e Liberdade), capitulo 8 (A Responsabilidade em Relação a o Outro) e a Entrevista Final
· Além do Versículo : Terceira parte, 5o artigo (11. O Contexto de Spinoza), quarta parte, três artigos: 12.. O Estado do César e o Estado de David, 13. Política depois!, 14. Assimilação e nova cultura.