Você está aquiIV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas

IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas

Tipo:
Congresso, Simpósio ou Encontro
IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas
A Universidade de Brasília (UnB) e o subgrupo de Formação de Professores do GT de Linguística Aplicada da ANPOLL (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística)
Data do Evento:
seg, 05/11/2012 - qua, 07/11/2012
Inscrição:
seg, 30/04/2012
Local:
Universidade de Brasília, em Brasília, DF, Brasil
Contato:
clafpl2012@gmail.com

Tema: Fortalecendo Redes Colaborativas de Pesquisas em Linguística Aplicada e Formação de Professores de Línguas. O evento será constituído por conferências, mesas-redondas, simpósios, sessões de comunicações coordenadas, comunicações individuais e sessão de pôsteres, que contarão com nomes representativos da área de Linguística Aplicada e Formação de Professores de Línguas do Brasil e do exterior. Propostas podem ser submetidas dentro dos seguintes temas:

1. Letramentos e formação de professores de línguas

2. Identidades de professores de línguas

3. Políticas linguísticas e sua interface com a formação de professores de línguas

4. Educação linguística do professor de línguas

5. Questões curriculares das licenciaturas em Letras

6. Tecnologias digitais /EAD na formação do professor de línguas

7. Parcerias universidade-escola na formação do professor de línguas (por ex. estágio,PIBIC, PIBID e projetos de extensão)

8. Avaliação educacional e formação de professores de línguas

9. Questões de ética, cidadania e inclusão na formação docente

10. Cognições e emoções de professores de línguas

As propostas, dentro dos tópicos acima delineados, deverão ser submetidas nas seguintes modalidades previstas:

Duração, Descrição, Simpósios - 120 minutos

Apresentação e discussão de trabalhos de professores ou pesquisadores, propostos por um coordenador que se responsabilizará por selecionar e encaminhar três trabalhos de, pelo menos, duas instituições diferentes e, caso houver, o nome de um debatedor. Cada simpósio terá a duração de 2 horas, sendo 30 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate.

Sessões de comunicações coordenadas - 90 minutos

Apresentação e discussão de três trabalhos de professores ou pesquisadores que podem ser da mesma instituição, grupo de pesquisa, projeto coletivo, etc., e que desejem, por exemplo, apresentar resultados de um mesmo projeto, sob diferentes ângulos. As comunicações serão propostas e submetidas online por um coordenador. Cada sessão terá a duração de 90 minutos, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate.

Sessão de pôsteres

90 minutos

Apresentação e visita aos pôsteres de professores, alunos, e pesquisadores envolvidos em pesquisas em formação de professores de línguas e linguística aplicada.

Sessões de comunicações Individuais

90 minutos

Apresentações orais, propostas individualmente. Cada sessão será composta de três trabalhos; tendo cada trabalho 20 minutos para exposição e 10 minutos para perguntas. O prazo para envio das propostas, para as modalidades acima descritas, é 30 de abril de 2012, estando a divulgação do aceite prevista para julho do mesmo ano. As línguas oficiais do evento serão o português, o espanhol e o inglês, e a apresentação deverá ser feita na língua na qual o resumo foi escrito.

A seleção dos trabalhos será feita pela Comissão Científica do IV CLAFPL. A submissão de trabalhos deve ser feita online no site do IV CLAFPL (a ser divulgado brevemente).

Normas para Elaboração e Submissão de Resumos - IV CLAFPL:

1 Os resumos deverão conter no mínimo 200 palavras e, no máximo, 300 palavras.

2 Os autores não deverão se identificar no corpo do texto para que o processo de avaliação não seja comprometido. Incluir até três palavras-chave.

3 Os resumos devem conter as seguintes partes:

ı contextualização

ı objetivos

ı revisão de literatura

ı metodologia

ı resultados

ı conclusão

O pagamento da inscrição, que deverá ser feita após o aceite, seguirá a tabela abaixo:

Profissionais1 Alunos2

Até 31/07/2012