Os 120 Anos da Vida do Homem: uma análise contextual

Humanitas
978-85-7732-337-1
Comentários
O estudo apresentado neste livro é o resultado da pesquisa profunda e minuciosa realizada por Marcus Hubner em sua tese de doutorado apresentada na Universidade de São Paulo. Este estudo é original, e se destaca pelo pleno domínio das fontes com as quais o autor trabalha, além do grande rigor científico e metodológico empregado, exaurindo com erudição o tema de sua pesquisa que é “Os 120 anos da vida do homem: uma análise contextual”. Um ponto de destaque no trabalho do Marcus é a quantidade de fontes às quais ele recorreu. Desta forma o texto bíblico aparece ao lado do Talmud e de outras fontes extra-bíblicas como os relatos assírios, egípcios e textos sobre mitologia e o enriquece. Ao recorrer a outras literaturas ou fontes como a persa, a grega e outras, a pesquisa mostra a Bíblia inserida dentro de um contexto histórico e não como uma obra isolada e desconexa do mundo circundante, levando em conta, é claro, que nem sempre essas fontes e literaturas fizeram parte do mesmo período histórico. Marcus Hubner também recorreu à Septuaginta, à Vulgata e a interpretes tardios como Ibn Ezra, Rashi, Maimônides, e a uma ampla gama de dicionários bíblicos. A extensa bibliografia por ele utilizada sinaliza para um texto que enriquecerá os estudos bíblicos em língua portuguesa, e certamente será uma obra de grande interesse para os estudiosos da Bíblia Hebraica, assim como para os interessados em geral nesta temática. Prof. Dr. Gabriel Steinberg Schvartzman, Universidade de São Paulo.
Imagem da Capa
Os 120 Anos da Vida do Homem