Você está aquiLínguas Estrangeiras e ensino: múltiplos contextos, múltiplos olhares

Línguas Estrangeiras e ensino: múltiplos contextos, múltiplos olhares

Tipo:
Congresso, Simpósio ou Encontro
Línguas Estrangeiras e ensino: múltiplos contextos, múltiplos olhares
CEFET/RJ
Data do Evento:
qui, 08/12/2011 - sex, 09/12/2011
Inscrição:
sáb, 05/11/2011
Local:
CEFET/RJ Av. Maracanã, nº 229 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ
Contato:
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ Coordenadoria de Línguas Estrangeiras Av. Maracanã, nº 229 – Maracanã Sala C 203 Telefone: (21) 2566- 3165, email: simposio.letrascefetrj@gmail.com

O Colegiado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras tem o prazer de convidar a comunidade de professores de línguas estrangeiras do Brasil, em particular do Estado do Rio de Janeiro, para participar do I Simpósio sobre ensino de línguas estrangeiras deste Centro. O objetivo deste encontro é promover um amplo debate sobre o ensino de línguas estrangeiras em diferentes contextos educacionais, com vistas a conhecer as distintas realidades de ensino brasileiras. A relevância do encontro está em discutir a presença das línguas estrangeiras nos currículos escolares, nos espaços de educação não regular e suas diferentes formas de abordagem levando em conta o cenário político e educacional vigente.

Público alvo: alunos de graduação e pós-graduação de Letras e áreas afins; professores da rede pública e privada; pesquisadores e pessoas interessadas nas discussões do eixo temático do encontro; diretores de escolas, gestores e, principalmente, docentes de línguas estrangeiras.

Eixos temáticos: ensino de línguas estrangeiras na escola brasileira; ensino de línguas estrangeiras em cursos livres; ensino de línguas para fins específicos; diferentes realidades no ensino de línguas estrangeiras das escolas da rede federal: ensino médio; ensino técnico e ensino superior; as novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de línguas estrangeiras; a formação de professores de Letras e o diálogo entre a universidade e a escola; metodologias de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras; o componente cultural nas aulas de língua estrangeira; interfaces entre Literatura e ensino.

Estrutura do evento: o evento estrutura-se a partir de palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e comunicações.

Procedimentos para Inscrições: as inscrições serão feitas em duas modalidades: ouvintes e com apresentação de trabalho (comunicação). A ficha de inscrição está disponível no site. Para inscrições com apresentação de trabalho, é necessário o envio de um resumo de até 250 palavras, indicando o título, o nome do autor ou dos autores, a instituição e três palavras-chave. O envio deve ser realizado através do formulário apropriado (disponível no site do
CEFET/RJ) e enviado para o e-mail: simposio.letrascefetrj@gmail.com. As comunicações serão agrupadas em mesas por aproximação temática. A duração prevista para cada sessão é de 2h, sendo de 15 a 20 minutos para cada comunicação. Cada proponente poderá submeter até dois trabalhos como autor ou co-autor. O resumo deverá
passar pela revisão lingüística do próprio proponente. Os resumos podem estar redigidos em português ou em língua estrangeira. Não há taxa de inscrição no evento. Será conferido certificado aos inscritos que apresentarem trabalho (comunicação) e, também, aos inscritos como ouvintes que frequentarem, pelo menos, 75% da programação do evento.

Nossas datas:

Inscrições com apresentação de trabalho: até 05/11/2011