Seminário "Imigração: Judeus no Brasil"

museu@museujudaico.org.br
Auditório do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, Praça Mal. Âncora, s/n - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20021-200
Originários de diferentes regiões do mundo, os imigrantes judeus vieram ao Brasil, desde o período colonial, por motivos diferentes, trazendo consigo línguas, profissões e costumes diversos.
Ao estudar as múltiplas facetas desses grupos, geralmente percebidos como um todo idêntico, o seminário "Imigração: judeus no Brasil" pretende ampliar o conhecimento sobre a presença dos judeus no país, permitindo assim uma melhor compreensão sobre a sua inserção na sociedade brasileira.
Organizado pelo Museu Judaico do Rio de Janeiro, o seminário acontece no auditório do Museu Histórico Nacional, nos dias 15 e 16 de agosto de 2019, das 10h às 17h, e traz pesquisadores que abordam o tema em diferentes perspectivas.
O seminário é gratuito e as inscrições serão feitas no dia da abertura do seminário. Haverá emissão de certificado de participação aos interessados.

<PROGRAMAÇÃO>
Dia 15 de agosto (quinta)
Manhã (10h-12h)
Mesa de abertura: Paulo Knauss (diretor do MHN); Max Nahmias (presidente do Museu Judaico do RJ) e Susane Worcman (pesquisadora da imigração judaica para o Brasil).
Palestra “A política imigratória brasileira e os judeus” - Fabio Koifman (doutor em História pela UFRJ e professor Adjunto da Universidade Federal Rural do RJ).
Tarde (14-16h)
Palestra “A história da formação das instituições da comunidade judaica no Brasil dos anos 1910 a 1960, seus arquivos e acervos” - Roney Cytrynowicz (escritor e doutor em História Social pela USP).
Palestra “Brasil como horizonte: progressismo, integração e identidade judaica no Brasil dos inícios do século XX” - Michel Gherman (escritor, doutor em História pela UFRJ e co-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes NIEJ/UFRJ).
Mediadora: Paula Ribeiro (doutora em História Social pela PUC/SP e professora da Universidade Estácio de Sá/RJ).
Lançamento do livro “Envelopes: testemunhas postais da história” - tradução do livro publicado na Inglaterra “Flying from the Führer”, de William Kaczynski e Charmian Brinson. Apresentação: Susane Worcman (editora da obra no Brasil, escritora, licenciada em Programação e História da Arte pela PUC/RJ). O livro será distribuído aos participantes do seminário.

Dia 16 de agosto (sexta)
Manhã (10h-12h)
Palestra “Judeus e cristãos novos na formação do Brasil” - Daniela Levy (escritora, doutora em História Social pela USP. Vinculada ao Núcleo de Pesquisa Anita Novinsky/USP).
Palestra “A Estrela Oculta do Sertão: cristãos-novos e as raízes judaicas do Brasil” - Luize Valente (escritora, documentarista e pós-graduada em Literatura Brasileira pela PUC/RJ).
Mediador: Márcio André Sukman (escritor, mestre em História pela UFF/RJ e diretor do Museu Judaico do Rio de Janeiro).
Homenagem à professora e pesquisadora doutora Helena Lewin.
Tarde (14h-15h30)
Palestra “Judeus na Amazônia” - Max Nahmias (presidente do Museu Judaico do Rio de Janeiro).
Palestra “Novos aspectos sobre a comunidade judaica no Rio de Janeiro entre 1820 e 1900” – Henrique Samet (escritor, mestre em História pela UERJ e professor Adjunto da Faculdade de Letras da UFRJ).
Mediador: Rafael Zamorano (doutor em História Social pela UFRJ e coordenador do Núcleo de Pesquisa do MHN).
Imagem do evento: detalhe da contracapa da edição brasileira do livro “Envelopes: testemunhas postais da história”, de William Kaczynski e Charmian Brinson.
Imagem
Imigração: Judeus no Brasil