Palestras do Prof. Assi Meshullam, chefe do Departamento de Arte da Universidade de Haifa

cursos@emaklabin.org.br
Fundação Ema Klabin – Rua Portugal, 43 - São Paulo, SP
A convite da Unicamp, da Unesp e da Sociedade dos Amigos da Universidade de Haifa, o Professor e artista plastico Assi Meshullam vem a SP, no final do mês de agosto, para uma agenda extensa. Entre conferências e workshop o artista mostrará um pouco sobre a sua vivência como acadêmico e prático das artes e como pode se relacionar com as interferências do mundo contemporâneo.
Assi Meshullam é atualmente o chefe do Departamento de Arte da Universidade de Haifa. Para o seu bacharelado, Meshullam estudou Arte e Arqueologia na Universidade de Haifa, e por seu mestrado, ele cursou Estudos Bíblicos e Arqueologia, concentrando-se especialmente em rituais e na teologia cananeia. Meshullam ganhou vários prêmios importantes de arte e tem exibido sua arte em Israel e no exterior nos últimos 19 anos.
Em sua arte, Meshullam tem lidado com conteúdos relacionados à sua identidade israelense e judaica e examinando a complexidade oculta na questão das raízes históricas da qual deriva essa identidade. Ele começou com obras que examinavam as fronteiras entre impureza e pureza, secular e sagrada, animalismo e divindade, em várias áreas como escultura, pintura, desenho e instalação.
Nos últimos anos, ele tem encontrado muito interesse na história e na arte do antigo Oriente Próximo, e vem estudando a maneira pela qual é possível combinar a estética antiga local com contemporânea, envolvida e relevante para a arte atual. Meshullam acredita que a arte deve reconhecer o lugar em que é feita e crescer a partir da cultura local, em todos os seus ramos e épocas.
Palestras abertas:
DIA 26.08 – Tema: Judaism in Controversy
(O artista mostrara seu trabalho do ângulo bíblico: Suas atitudes em relação à Bíblia e suas histórias, o uso do hebraico bíblico, o mito, o ritual e D’us, como são expressos em sua prática artística) – das 14h as 16h
Workshop – Uma releitura “poética” sobre a obra do pintor Lasar Segall no bi-dimensional – das 16h as 18h -
Museu Lasar Segal – Rua Berta, 111 – (vagas limitadas)
Tradução Simultânea
Inscrições pelo tel:21590400/0401 ou na recepção do Museu.
DIA 29.08 – Tema: Site Specific
(A palestra abordará as fontes de inspiração que acompanharam o artista ao longo dos anos e, na sua opinião, que a arte deveria
crescer a partir do lugar físico \ geográfico em que suas raízes são plantadas. Falara, também, sobre arte no antigo Oriente Próximo,
o simbolismo cananeu e judaico, e o modo como todos eles encontram seu caminho para a minha própria obra de arte)
Fundação Ema Klabin – Rua Portugal, 43 – das 14h as 16h – (vagas limitadas)
Tradução Simultânea
Inscrições e-mail: cursos@emaklabin.org.br
Eventos gratuitos e abertos ao publico
Para maiores informações: carolinabiren@uol.com.br
Realização: Fundação Ema Klabin, Museu Lasar Segal, Sociedades dos Amigos da Universidade de Haifa, Unicamp e Unesp.