Prof. Dr. Gabriel Steinberg Schvartzman

Formação:

Gabriel Steinberg possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor do Departamento de Letras Orientais da FFLCH/USP. Tem experiência na área de Letras e História, atuando nos seguintes temas: Língua Hebraica moderna, História Judaica, História e Literatura israelenses e Holocausto.

steinberg1818@hotmail.com

Atividades Atuais:

Professor de Língua Hebraica na Graduação e na Extensão Cultural

Vice diretor do Centro de Estudos Judaicos

Coordenador da Graduação da Área de Hebraico

Coordenador dos cursos de Extensão e difusão cultural da Área de Língua, Literatura e Cultura Judaica da FFLCH

Representante Titular do DLO na Comissão de Pesquisa da FFLCH

Representante Titular do DLO no Conselho Deliberativo do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH

Gabriel Steinberg estuda o período do renascimento da Língua Hebraica na transição do século XIX para o século XX. Nessa época foi travada uma disputa entre os defensores do Iídiche, língua falada pela maior parte do povo judeu e os defensores do Hebraico como língua do renascimento nacional. Este estudo se dedica a regatar, analisar e traduzir para o português, manifestações literárias produzidas por diferentes escritores nas primeiras décadas do século XX.

Página do Prof. Dr. Gabriel Steinberg Schvartzman no site do Departamento de Letras Orientais: