Simpósio

Sobre o Simpósio Nacional de Estudos Judaicos da USP

 

     O Departamento de Letras Orientais (DLO) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo procura, por intermédio da realização periódica do Simpósio Nacional da Área de Hebraico do Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Estudos Árabes, dar visibilidade à área de estudos judaicos, em todas as suas diferentes vertentes e realçando a diversidade e amplitude do campo; busca, portanto, propiciar a troca de experiências entre mestrandos, doutorandos e pesquisadores experientes, além de alcançar alunos de graduação que possam se tornar futuros estudiosos da área, discutindo abordagens teóricas e metodológicas concernentes às áreas de Língua Hebraica, Cultura e Literatura Judaicas.                                   

      Os pesquisadores-expositores têm a oportunidade de apresentar suas pesquisas em mesas temáticas, de trocar ideias com colegas, orientadores e professores convidados, estabelecendo um diálogo profícuo com aqueles que produzem conhecimento na mesma área. Os ouvintes podem ter um exemplo do quão diverso e rico é o campo dos estudos judaicos, assim como de suas possibilidades de interdisciplinaridade.

     Desde 2002, os alunos pós-graduandos do Programa de Estudos Judaicos da FFLCH-USP vem realizando simpósios junto a comunidade acadêmica e a sociedade mais ampla.

     Nos simpósios realizados em 2002, 2003, 2004, 2007, 2010, 2012, 2015 e 2018, os pós-graduandos tiveram oportunidade de apresentar e discutir com professores convidados,  colegas e  professores do próprio departamento os temas de suas pesquisas correntes, bem como de homenagear professores cuja produção tem contribuído não apenas para o debate acadêmico como também para o enriquecimento da cultura judaica em geral.

     Os trabalhos apresentados nesses simpósios estão em consonância com as linhas de pesquisa oferecidas pelo departamento: Língua Hebraica, Estudos da Bíblia Hebraica, Literatura Judaica e Judaísmo Contemporâneo, que incluem a reflexão sobre questões como imigração, identidade e pensamento judaico e anti-semitismo. A discussão dessa amplitude de temas em âmbito acadêmico tem sido fundamental para a formação de uma massa crítica no campo dos Estudos Judaicos.

      É importante ressaltar que a realização dos Simpósios alavancou a produção e a divulgação dos trabalhos de pesquisadores da área, por meio da publicação dos textos do evento na Revista Vértices, inicialmente uma publicação restrita aos pós-graduandos do Programa de Literatura Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas e que, a partir de 2003, passou a publicar os textos das comunicações apresentadas nesse evento. O resultado dessa mudança foi o melhor possível: o primeiro Simpósio rendeu 19 comunicações e os temas abordados pelas mesas geraram um número ainda maior de artigos para a edição especial da Revista Vértices do que as publicações dos anos anteriores. Já no V Simpósio, realizado em 2010, foram 57 trabalhos apresentados, oriundos de diversas partes do Brasil, o que comprova a sua importância: Goiânia (GO); Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Viçosa (MG); Cuiabá (MT); Castro (PR); Mesquita, Rio de Janeiro, Teresópolis (RJ); Porto Velho (RO); Porto Alegre (RS); Arujá, Franca, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Itapecerica da Serra, Marília, Santo André, São Bernardo do Campo, São Paulo (SP).

     Portanto, o Simpósio Nacional de Estudos Judaicos é uma prática acadêmica fundamental para dar visibilidade à produção acadêmica do Programa, disseminando e compartilhando com outras Universidades as pesquisas realizadas neste campo pela Universidade de São Paulo.

     Assim, o Simpósio Nacional de Estudos Judaicos propõe um intercâmbio em nível nacional entre mestrandos, doutorandos e pesquisadores no campo dos Estudos Judaicos.  Os principais objetivos desse encontro são:

     1. Realizar o debate acadêmico sobre a pesquisa discente;

     2. Atualizar as questões que envolvem os objetos de pesquisa dos docentes e discentes;

   3. Contribuir para estimular o diálogo entre mestrandos e doutorandos, e desses com especialistas de dentro e de fora do Departamento de Letras Orientais;

     4. Dar visibilidade à produção discente;

     5. Fornecer material para a publicação da Revista Eletrônica Vértices.

     O evento destina-se a estudantes pós-graduandos das áreas de Estudos Judaicos de Universidades públicas e privadas do Brasil, buscando um diálogo interdisciplinar com a História, a Antropologia, a Filosofia, a Teoria Literária, e outras artes e ciências.

     Os(as) professores(as) da área de Estudos Judaicos são convidados a coordenarem mesas de debate do simpósio, ao mesmo tempo em que professores de outras instituições de ensino superior também são convidados pelo mesmo motivo.

     Por ser um espaço importante de discussão de estudantes, também é aberta a participação de ouvintes, desde que atendam aos critérios de inscrição.

     A organização do evento é de responsabilidade de mestrandos e doutorandos da Área de Estudos Judaicos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Árabes do Departamento de Letras Orientais da FFLCH/USP. 

 

Veja imagens do Simpósio Nacional de Estudos Judaicos 2018

Veja imagens do Simpósio Nacional de Estudos Judaicos 2012

Veja imagens do Simpósio Nacional de Estudos Judaicos 2010