Curso: Bom Retiro 1938 a 1953: Polacas e Imigrantes à procura de um lugar seguro

O curso:

Data: 14, 21 e 28/09 e 05/10
Horário: das 19h às 21h (online)

A imigração de judeus a São Paulo;
Bom retiro: porto seguro;
Bom retiro: bairro judaico;
Bom retiro do Tietê às estações de trem;
A imigração de judeus poloneses ao Bom Retiro, suas diversas origens;
Instituições judaicas;
Estigma ou antissemitismo?;
As ruas periféricas do Bom Retiro;
O bairro na cidade;
As origens das polacas e seus rufiões;
O tempo da Itaboca;
A polêmica em torno das polacas da cidade de São Paulo;
Cemitérios judaicos de São Paulo;
A história da rua Itaboca: rua de triste memória;
Do confinamento ao fechamento da Zona de Meretrício entre 1940 a 1953;
Prostituição em São Paulo;
O período do confinamento da Itaboca, Aimorés, Carmo Cintra e Ribeiro de Lima;
Um passeio pelos lugares da memória;
O fechamento da Zona do Meretrício;
Procurando apagar a “triste memória”.

Quem dará o curso?

Ênio Rechtman

Formado Bacharel e pós-graduado pela PUC SP em História, entre 1986 e 2003. Mestrado no Centro de Estudos Judaicos USP SP 2015. Nascido e criado no Bom Retiro, estudou em Escolas Judaicas e Estaduais do Bairro. Morou em Israel de 1982 a 1985, no Kibutz Kfar Szold e Gezer.

Curadora:

Christine Liu (Produtora Executiva / Diretora – Vega Filmes)
Nasceu em São Paulo em 1960. Há mais de 35 anos no mercado, produz e dirige filmes, vídeos, eventos e obras de vídeoarte.
Produziu e dirigiu o documentário longa metragem “Depois de Ontem Antes de Amanhã”, selecionado para a mostra competitiva da 33a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O Filme foi exibido no Cine Livraria Cultura e Fundação Joaquim Nabuco (PE) e participou dos festivais Brasil Cine/Suécia; Festival Cine Música e Festival Cachoeira Doc.
Criou, produziu, roteirizou e dirigiu vídeo artes (Corpus Corporis e In Corpus) exibidas no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Centro Cultural São Paulo, Sesc Pompéia, Sesc Vila Mariana, Centro Dragão do Mar (Fortaleza/CE), Fundação Joaquim Nabuco (Recife/ PE) e Casa de Cultura dos Mundos (Berlim/ Alemanha).
Produziu e dirigiu diversos vídeos para as empresas Unilever, Microsoft, 3 Corações, Oxcer Distribuidora, Natura, Editora Abril, Telefônica, entre outras. Produziu e dirigiu documentários curta-metragem sobre questões socioambientais.
Ministrou o curso “Quadro a Quadro” de animação stop motion na Escola Beit Yaacov para alunos do ensino médio.
Na Unibes Cultural foi curadora dos cursos de conteúdo em dispositivos móveis nas áreas de fotografia, música e animação, no projeto Portas Abertas para jovens de 14 a 17 anos; do curso de escrita para romances do professor e crítico de literatura do jorna “O Estado de São Paulo” Paulo Nogueira; do curso “Israel: cinema e sociedade” do professor Bruno Szlak.
Ministra curso “Como os Filmes contam as suas Histórias” que tem o objetivo de formar o público interessado em cinema.”
Bom Retiro