III Congresso Internacional de Literatura Brasileira “João Ubaldo Ribeiro, a ficção e a história”

Email para Contato
ceb@usal.es
Descrição
O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (Espanha), em colaboração com a Academia Brasileira de Letras, organiza o III Congresso Internacional de Literatura Brasileira João Ubaldo Ribeiro, a ficção e a história, entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2022.

João Ubaldo Ribeiro nasceu na Bahia, em 23 de janeiro de 1941. Ele viveu em Portugal, na Alemanha e nos Estados Unidos, e na década de 1990 se mudou para o Rio de Janeiro. Tudo isso permitiu que o escritor ampliasse o horizonte do seu olhar. Foi colunista em diversos jornais brasileiros e europeus, autor de contos durante a juventude, de crônicas, ensaios e, principalmente, de alguns dos mais importantes romances brasileiros de todos os tempos, entre eles Setembro não tem sentido (1968), Sargento Getúlio (1971), O sorriso do lagarto (1989), A casa dos Budas ditosos (1999) e, especialmente, Viva o povo brasileiro (1984), considerado por muitos a obra-prima.

Comprometida política e socialmente com os desfavorecidos, a literatura de João Ubaldo traça a história do Brasil e acrisola as distintas culturas que configuraram a idiossincrasia desse grande país, a portuguesa e a africana, passando pelas numerosas manifestações nativas. Por isso, a sua obra possui uma pluralidade complexa de acentos e uma notável variedade de tipos, unida ao seu profundo olhar histórico e inegável compromisso com a ficção, da qual se serve na crítica, na ironia e no sentido de humor. Amante e defensor da língua portuguesa, da qual se considerava um servidor e um devoto apaixonado, João Ubaldo a fez brilhar em seus trabalhos, que lhe permitiram conquistas grande prêmio e a satisfação de contar com um amplo número de leitores.

Nesta edição, o Congresso convida a todas as pessoas interessadas, especialistas e leitores da obra de João Ubaldo Ribeiro a participarem do Congresso. Como nas edições anteriores, também serão admitidos trabalhos que versem sobre literatura brasileira em general.

O Congresso é o desdobramento das jornadas literárias que o CEB organizava anualmente desde 2009, sempre dedicadas a nomes emblemáticos da literatura brasileira, como Machado de Assis, Jorge Amado, João Guimarães Rosa, João Cabral de Mello Neto, Lygia Fagundes Telles, Manuel Bandeira e Ferreira Gullar. A primeira edição do Congresso foi em 2018, dedicada a Nélida Piñon, membro da ABL e prêmio Príncipe de Astúrias das Letras (2005), quem, ademais, esteve presente nos três dias de atividades em Salamanca. A segunda edição, marcada pela pandemia, aconteceu entre os meses de abril e maio de 2021, com o subtítulo “Ana Maria Machado e o compromisso literário”.

Em função do atual contexto de pandemia, e com o objetivo de garantir a segurança de todos os participantes, esta terceira edição do COLIBRA se celebrará em entorno virtual.
Telefone para Contato
+34 923 294 825
Data Final da Inscrição
Data Final do Evento
Data Inicial do Evento