USP, Unesp e Unicamp lançam edital para apoiar projetos de cultura e extensão universitária

Membro há

4 anos 11 meses
Instituição
USP, Unesp e Unicamp
Outras Informações
As universidades de São Paulo (USP), Estadual Paulista (Unesp) e Estadual de Campinas (Unicamp) lançaram um edital conjunto para apoiar projetos de cultura e extensão universitária que tenham a participação de membros das três instituições paulistas. O prazo de inscrição vai até domingo (24/09).

Serão investidos R$ 1 milhão nos projetos, sendo R$ 100 mil o valor máximo para cada proposta. Os recursos poderão ser utilizados para a contratação de serviços, diárias e aquisição de material e empregados pelo período máximo de 12 meses.

As propostas devem integrar docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação das três instituições, envolver ativamente a comunidade externa e diferenciar-se de outros formatos de ações extensionistas, como cursos e oficinas, que não devem ser considerados como projetos em si, mas ações que compõem as atividades do projeto. As propostas devem também valorizar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade.

Os projetos de extensão são aqueles que ampliam a atuação do campus universitário para além das salas de aula. O intuito das atividades de cultura e extensão é propiciar a articulação prática do conhecimento científico do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.

Cada projeto deverá ter um docente como coordenador e poderá ter um docente como vice-coordenador. Os coordenadores proponentes poderão inscrever no máximo um projeto.

Os docentes deverão fazer um cadastro prévio no Sistema Apolo da USP, pelo link “Inscrição edital USP/ Unicamp/ Unesp”, localizado na parte pública do sistema. Esse cadastro será posteriormente validado por órgão competente de suas universidades. Somente após esta validação, os docentes receberão acesso ao sistema para realizar o cadastro do projeto.

A divulgação da lista de seleção final dos projetos será feita a partir de novembro de 2023. O período de desenvolvimento dos projetos aprovados começará em janeiro de 2024.
Data Limite para Submissão