Latin American Jewish Studies

Membro há

4 anos 11 meses
Instituição
Associação Latino-Americana de Estudos Judaicos (LAJSA)
Outras Informações
Chamada de Propostas, edição especial de Latin American Jewish Studies

Editores convidados: Chelsea Haines (Arizona State University) e Abigail Lapin Dardashti (University of California, Irvine)

Migração, raça e arte judaica da América Latina e do Caribe

Este número especial convida para o envio de contribuições que explorem as artes visuais realizadas por produtores culturais judeus e/ou sobre o judaísmo em relação às mudanças de noções de raça e etnia causadas pela migração para a América Latina e o Caribe. Ser judeu é uma identidade étnica e também religiosa, que inclui uma ampla gama de identificações raciais que mudaram ao longo do tempo e em relação aos alinhamentos geopolíticos. Enfrentando a perseguição e a morte pela Inquisição, os judeus começaram a migrar para América Latina já no século XVI, criando objetos que refletiam seu deslocamento e novos ambientes. A migração judaica para a América Latina cresceu significativamente durante a primeira metade do século XX em razão do aumento do antissemitismo, entre outros fatores. Os artistas refletiram sobre a sua migração forçada em suas obras e homenagearam a Shoah, apesar das proibições à imigração judaica em vários países e das pressões para se conformarem com novas identidades nacionais. Eles também contribuíram com obras de arte e ideias vanguardistas e modernistas, unindo-se a movimentos associados ao surrealismo e à abstração geométrica, bem como a sociedades fotográficas em toda a América Latina e no Caribe.

No entanto, o papel central dos artistas e da cultura judaica na história da arte latino-americana tem sido largamente ignorado em publicações e exposições acadêmicas. Nossa edição especial pergunta: como os artistas perceberam seu judaísmo como um marcador de identidade e/ou inspiração para suas práticas criativas? Os artistas enfatizaram, minimizaram ou apagaram suas origens judaicas? Como eles procuraram expressar a cultura, a migração, o trauma ou a história judaica em seu trabalho? Finalmente, como as origens judaicas desses artistas foram compreendidas na historiografia da arte mais ampla da América Latina e do Caribe?

Esta edição especial de Latin American Jewish Studies explorará essas e outras questões, apresentando pesquisas originais que abrangem desde o período colonial até o presente. Os tópicos dos artigos podem incluir:

Objetos de origem judaica feitos durante a Inquisição
Arte feita como parte da adesão secreta às práticas judaicas
Arquitetura e design das primeiras sinagogas, bem como de instituições educacionais e culturais judaicas mais recentes
Os efeitos do antissemitismo e da assimilação na arte e recepção de artistas judeus na América Latina e no Caribe
Objetos do século XIX relacionados ao judaísmo e à abolição da escravidão
Fotografia que retrata a migração ou o estabelecimento de comunidades judaicas na América Latina
A influência da filosofia e cultura judaicas nos muralistas mexicanos
As meditações modernistas de José Gurvitch e Lasar Segall sobre a migração e o Holocausto
Cultura material e arte relacionada aos refugiados judeus no Caribe durante a Segunda Guerra Mundial
A construção de monumentos ao Holocausto na América Latina
Contribuições de artistas judeus para exposições internacionais como a Bienal de Veneza, a Bienal de São Paulo e a Bienal de Havana
Redes artísticas e literárias judaicas seculares de esquerda
Artistas latino-americanos que trabalham em práticas experimentais cuja identidade judaica permanece relativamente pouco estudada, como Gego e Anna Bella Geiger
Colaborações entre artistas judeus, negros e indígenas na América Latina
Omissões da identidade e história judaicas em projetos acadêmicos e curatoriais

Além de artigos, também convidamos para a apresentação de propostas de resenhas de livros ou exposições relacionadas a esses temas.

Latin American Jewish Studies é uma revista interdisciplinar revisada pela Associação Latino-Americana de Estudos Judaicos (LAJSA). A revista publica estudos originais sobre judeus, judaísmo e judaísmo no contexto da América Latina e do Caribe a partir da perspectiva de uma ampla gama de disciplinas nas artes, humanidades, história, ciências sociais e comunicações. Sua missão é promover o estudo acadêmico da experiência e da presença judaica nas Américas por meio de uma variedade de metodologias e abordagens teóricas e conceituais. Latin American Jewish Studies convida para o envio de contribuições de todos os estudiosos que trabalham no campo multidisciplinar e amplamente definido dos Estudos Judaicos Latino-Americanos. As submissões são aceitas em inglês, espanhol e português. Todos os artigos passarão por um rigoroso processo de revisão por pareceristas, com método de avaliação duplo-cego.

O envio inicial inclui:

Resumo de 300 palavras, incluindo o título do artigo, tópico, argumento e implicações para o campo dos estudos judaicos latino-americanos e da história da arte
Um currículo

Para entregar a sua proposta ou para dúvidas, entre em contato com alapinda@uci.edu e chelsea.haines@asu.edu . Para obter mais informações sobre o LAJS , entre em contato com Darrell B. Lockhart lockhart@unr.edu e Stephen Silverstein stephen_silverstein@baylor.edu .

Os autores serão notificados da decisão de aceite até 15 de junho. O envio dos artigos deverá ser feito até 1º de novembro de 2024. Os artigos devem ter entre 4.500 e 6.000 palavras, incluindo notas de rodapé e referências aos trabalhos citados, enquanto as revisões não devem ter mais de 1.500 palavras.

Para diretrizes para autores, consulte: https://www.academicstudiespress.com/prospective-authors/
Data Limite para Submissão