Revista Maracanan - Qualis B3

Membro há

4 anos 10 meses
Instituição
UERJ
Outras Informações
Está aberta, até 15 de julho, a chamada de artigos para o Dossiê Especial – “Comemorações 2022: memória, historiografia e novas perspectivas” do Revista Maracanan, publicação do Programa de Pós-Graduação em História da UERJ.

Comemorar significa em princípio “lembrar juntos, em comunidade”, o que pode desdobrar-se em diferentes direções, de "celebrar com alegria" a "lembrar com pesar". Mais do que simples efemérides, trata-se de narrar e analisar de forma crítica, como cabe aos protocolos da historiografia.

Assim, convidamos historiadores e demais profissionais das Humanidades para partilharem suas reflexões neste Dossiê, que abrange o Bicentenário da Independência do Brasil, os centenários da Semana de Arte Moderna, do movimento tenentista, da fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB), bem como a entrada do Brasil na Grande Guerra, a crise dos mísseis em Cuba, o atentado nas Olimpíadas de Munique, o impeachment do presidente Fernando Collor, o massacre do Carandiru, entre tantos outros.

A Revista Maracanan também recebe contribuições em fluxo contínuo que compõem regularmente todos os números, publicados nas seções Artigos Livres, Entrevistas, Resenhas, Traduções e Notas de Pesquisa.
Data Limite para Submissão