Sobre a USP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)

uspbrasao

 

 

 

 

  

 

A Universidade de São Paulo (USP), fundada em 1934, é uma universidade pública e gratuita, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

No ranking do Institute of Higher Education Shanghai Jiao Tong University de 2010, que classifica as 500 melhores universidades do mundo, a USP ficou na 143ª posição. No índice do jornal inglês The Times, a USP obteve em 2010 o 232º lugar. O 2010 Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities, do Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan, que também classifica as 500 melhores instituições de ensino e pesquisa do mundo, atribuiu à USP a 74ª posição. A instituição é a primeira colocada, nesse ranking, entre as universidades latino-americanas. Em outra classificação considerada importante pela comunidade científica mundial, o Webometrics Ranking of World Universities, a Universidade é a 43ª colocada.

Possui 58.500 alunos, 6.000 docentes e 251 cursos de graduação (203 Bacharelados e 42 Licenciaturas), distribuídos em 40 unidades e dedicados a todas as áreas do conhecimento.

Exame.com publicou, em 23/02/2012, uma reportagem afirmando que a Universidade de São Paulo (USP) é a universidade que mais forma doutores mundialmente, conforme constatado pelo Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo (ARWU, na sigla em inglês), elaborado pelo Centro de Universidades de Classe Mundial (CWCU) e pelo Instituto de Educação Superior da Universidade Jiao Tong, em Xangai, na China, que aponta a universidade paulista como a primeira colocada em número de doutorados defendidos entre 682 instituições globais.

O ranking também indica a USP como a terceira colocada em verba anual para pesquisa, entre 637 universidades, além de a quinta em número de artigos científicos publicados, entre 1.181 instituições em todo o mundo, e a 21ª em porcentagem de professores com doutorado em um universo de 286 universidades.

usptorrerelogio