Pós-Graduação

As linhas e projetos de pesquisa concernentes aos Estudos Judaicos estão sendo desenvolvidos no PPG-LETRA (Programa de Pós-graduação em Letras Estrangeiras e Tradução), a saber: 

- Língua hebraica moderna: aspectos históricos e culturais.

Responsável: Gabriel Steinberg Schwartzman

 - Textos e contextos da Bíblia Hebraica. 

Responsável: Suzana Chwarts

- Judeus, judaísmo e comunidades judaicas a partir da Modernidade.

Responsável: Marta Topel

- Literatura e expressão artística hebraica e judaica.

Responsável: Moacir Amâncio

- Exílio, memória e nostalgia na literatura do “outro Israel”.

Responsável: Luis Sergio Krausz

- Autoras de origem egípcia na literatura hebraica contemporânea.

Responsável: Nancy Rozenchan​​​​​​​

Descrição:

  • Língua hebraica moderna: aspectos históricos e culturais

Responsável: Gabriel Steinberg Schwartzman

Descrição: Em 1890 foi fundado o Comitê da Língua Hebraica, que se dedicou a um trabalho organizado de renovação e ampliação da língua hebraica falada, criando novos vocábulos incorporados pelos falantes do hebraico naquela época. Concomitantemente, uma batalha ideológica era travada na diáspora entre os apoiadores do ídiche e os que aderiram à língua ancestral, nas primeiras décadas do século XX. Este projeto aborda a época na qual agiram intelectuais, escritores e ideólogos determinados a renovar a língua hebraica, lendo, analisando e traduzindo textos do período.

  • Textos e contextos da Bíblia Hebraica 

Responsável: Suzana Chwarts

Descrição: O projeto visa a produção de comentários críticos transdisciplinares dos textos que formam o que hoje é conhecido como Bíblia hebraica, com o objetivo de promover sua compreensão como artefato cultural da Antiguidade, inserido em seus diversos contextos vitais. O registro bíblico é estudado empregando-se a metodologia da microleitura no hebraico original; versões e traduções são complementares. A pesquisa focaliza sobretudo questões concernentes à mulher e ao feminino nas narrativas, leis, profeciais e textos de sabedoria. Outros pontos de interesse são os códigos e as dinâmicas do clã e da tribo, bem como o desenvolvimento de ideologias específicas como aliança e salvação. 

  • Judeus, judaísmo e comunidades judaicas a partir da Modernidade.

Responsável: Marta Topel

Docentes: Luis Sergio Krausz, Moacir Amâncio

Descrição: O projeto se propõe compreender os arranjos socioculturais dos judeus na Modernidade e na contemporaneidade e analisar a gênese de novas formas identitárias no judaísmo.

  • Literatura e expressão artística hebraica e judaica.

Responsável: Moacir Amâncio

Docentes: Marta Topel, Suzana Chwarts,Luis Sergio Krausz.

Descrição: O projeto estuda obras literárias e afins produzidas em hebraico e outros idiomas judaicos e/ou utilizados por judeus através da história, assim como procede à tradução e à análise crítica e/ou comparativa dos referidos objetos: prosa, poesia, teatro, filosofia, biografia, história e ensaística, partindo dos períodos bíblicos e talmúdicos inicialmente localizados no Oriente Próximo e, depois, dispersos pela Ásia, África, diversas regiões europeias, bem como americanas. Essa trajetória múltipla e complexa nos seus cruzamentos continua em muitos aspectos bastante desconhecida inclusive nos próprios cenários em que ocorreu e ilumina pelo recorte da transversalidade tanto as variantes da trajetória judaica quanto as das demais culturas com as quais partilhou os mesmos cenários até a reunião das diásporas e sua consequência no Estado de Israel.

  • À margem das letras: exílio, memória e nostalgia na literatura do “outro Israel”

Responsável: Luis Sergio Krausz

Docentes: Moacir Amâncio, Marta Topel.

Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é mapear e trazer à atenção dos leitores brasileiros a produção literária recente e também mais antiga dos escritores de origem norte-africana e levantina, que com grande frequência tematizam a memória dos lares perdidos nos países islâmicos a partir de 1948, época das expulsões e perseguições aos judeus levadas a cabo nestes países, assim como a vivência de marginalidade destas populações depois de sua chegada a Israel, que os leva a uma paradoxal sensação de exílio na Terra da Promissão.

  • Autoras de origem egípcia na literatura hebraica contemporânea

Responsável: Nancy Rozenchan

Judeus provenientes do Egito, um dos grupos assim qualificados de “orientais” chegaram a Israel após as grandes modificações políticas ocorridas no seu país na década de 1950. Seus representantes na literatura hebraica não são numerosos, como também não é muito numeroso os que foram daquele país a Israel. Formados de uma camada sociocultural que tinha bom nível no país original, parcialmente ocidentalizados ou europeizados, também em Israel procuraram assumir boa posição. Como ocorreu em outros países, escritores provenientes do Egito ou filhos de famílias oriundas dali ocupam em Israel posição elevada nas letras.  

Clique aqui para acessar o calendário da pós-graduação de 2021.

Clique aqui para download do Edital de inscrição no programa de pós-graduação (ingresso no segundo semestre de 2021).

Clique aqui para instruções sobre o preenchimento do Formulário de Inscrição.

Clique aqui para download do manual do programa.

Página de pós-graduação da FFLCH: http://pos.fflch.usp.br

Site do PPG-LETRA

Candidatos a Aluno Especial: Informações Gerais

Inscrições: 7 a 13 de Julho de 2021. Link de inscrição: clique aqui

Os candidatos a aluno especial passarão por seleção através de análise de currículo e histórico escolar.

Serão selecionados  através da documentação listada abaixo, que deve ser enviada através do site do Departamento de Letras Modernas no link https://dlm.fflch.usp.br/inscricao-aluno-especial

Documentos para a inscrição:

a) Formulário de Inscrição

b) Currículo Vitae - de preferência, informar apenas o link do CV Lattes.

c) RG (cópia simples) (não será aceito Carteira Profissional nem Carteira de Habilitação)

d) Diploma de Graduação (cópia simples - frente e verso na mesma página) - Não será aceito Atestado de Conclusão sem data da Colação de Grau ou Atestado de Provável Bacharel

e) Histórico Escolar da Graduação (cópia simples)

f) Carta ao ministrante justificando a escolha da disciplina (máximo 1 página)

g) Comprovante do Pagamento da Taxa de inscrição (R$ 80,00). Clique aqui para acessar o boleto de aluno especial (Não fazemos devolução de taxa). Sobre as regras para os pedidos de Isenção de Taxa (Anexar no lugar do pagamento da taxa, o comprovante do pedido de Isenção de Taxa​​​​​​​):  Clique aqui ​​​​​​​

​​​​​​​h) Aluno estrangeiro - Além dos documentos acima, o estrangeiro deverá entregar até a data da matrícula,  uma cópia simples do RNE.     A inscrição poderá ser feita com o Passaporte.

E-mail para quaisquer outras informações: inscricoesalunosespeciaispgdlm@usp.br