Conversando com Israelenses: "Nós e Eles - Novas Interseções", com a Profª. Drª. Suzana Chwarts
Para se inscrever e ter acesso à transmissão, acesse: https://bit.ly/3Xm9nNm
Debate Literário do livro “Dois Dramas”, de György Spiró
Para acompanhar a transmissão do evento, acesse: https://bit.ly/DoisDramas
Congresso Internacional - Antissemitismo: a construção do ódio no tempo presente
O evento contará com a presença de intelectuais especialistas do tema no Brasil, como o Ministro Prof. Dr. Celso Lafer e os Profs. Drs. Maria Luiza Tucci Carneiro (LEER/História, FFLCH-USP), Sergio Feldman (UFES), Luiz Nazario (UFMG) e Daniel Feldmann (UNIFESP) e também especialistas internacionais, como os Profs. Drs. Meir Litvak, Alberto Spektorowski (Universidade de Tel Aviv) e Emmanuel Kahan (Universidad Nacional de San Martín).
Os mitos bíblicos na literatura brasileira, com Profª. Drª. Lyslei de Souza Nascimento
Escritores judeus na literatura brasileira, com Profª. Drª. Lyslei de Souza Nascimento
Cultura Judaico-Progressista nas Américas, com Profª. Drª. Nerina Visacovsky
Experiência gastronômica: Beirute, Mooca, Panelas e Amor, com Gabriel Zitune e Bruno Szlak
Curso: "Religião: Entre a Fé e a Filosofia", com Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé
Curso de extensão "Judeus no Brasil: Imigração e Memória"
Estudos Judaicos
No dia 25 de junho, às 14h, organizada pelo LABÔ, da PUC-SP, acontecerá uma aula aberta com a Profª. Drª. Suzana Chwarts, com o tema "Debora, Yael e Jezebel: a face feminina da crítica aos militares na Bíblia Hebraica". A apresentação e mediação será realizada pelo Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.
No dia 10 de junho, às 19h, na Livraria da Travessa de Pinheiros, será lançado o romance "O Outono dos Ipês-Rosas", de autoria de Prof. Dr. Luis S. Krausz, professor do DLO-FFLCH/USP e do PPG-LETRA. O evento contará com a presença do Prof. Dr. Márcio Seligmann-Silva (UNICAMP), que participará de um bate-papo com o autor.
No dia 10 de junho, às 14h, haverá uma conversa exclusiva com o Dr. Zeev Benny Begin, ex-membro do Knesset israelense, sobre "Terror Fundamentalista Islâmico: Ameaça Letal à Democracia". A Profª Drª Suzana Chwarts, diretora do CEJ-USP e professora da FFLCH-USP, será a mediadora do evento.
O evento contará com transmissão ao vivo e tradução simultânea.
Link para a transmissão: youtube.com/TVCIP
CEJ-USP oferece curso inédito: Geopolítica, história e formação do imaginário judaico, com Prof. Dr. Bernardo Sorj
Dia 08 de abril, das 18h30 às 20h30, aconteceu a mesa redonda "Da Polônia às Américas: a longa jornada de famílias judias", com a participação de descendentes de judeus poloneses vindos para a América do Sul, para falar das memórias, identidades e trajetos dos seus antepassados: Profª. Drª. Marta Topel, antropóloga e docente de graduação e pós-graduação no campo dos Estudos Judaicos na FFLCH-USP; Carlos Reiss, Coordenador Geral do Museu do Holocausto de Curitiba e Samy Katz, historiador e pesquisador independente. A mediação será do Prof. Dr. Piotr Kilanowski, docente de Língua e Literatura Polonesa no curso de Letras – Polonês da UFPR.
Dia 06 de abril, às 15h, a Profª. Drª. Suzana Chwarts apresentou a palestra "A Bíblia e seus personagens: mulheres estéreis da Torá", via Google Meet, a convite do Laboratório dos Estudos Judaicos (LEJ) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Segunda-feira, 01/04, o Prof. Dr. Gabriel Mordoch, do Frankel Center for Judaic Studies da Universidade de Michigan, Estados Unidos, apresentou a palestra: "A Salônica Judaica através de Cartões Postais Históricos".
A apresentação se centrou na análise de uma série de cartões postais históricos que retratam a presença dos judeus em Salônica (hoje Thessaloniki, Grécia), cidade otomana onde, desde o início do século XVI até à década de 1920, os judeus sefarditas falantes de Ladino foram o maior grupo étnico, ficando por isso conhecida como a “Jerusalém dos Balcãs”.
A apresentação foi da Profª. Drª. Suzana Chwarts.
A transmissão online está disponível no link: bit.ly/SalonicaCEJ.
No dia 26/03, às 14h (horário de Brasília), o Prof. Dr. Hanoch Ben Pazi, professor associado na Universidade Bar-Ilan, Israel, foi entrevistado pela Profª. Drª. Suzana Chwarts, professora livre-docente de “Estudos Interdisciplinares da Bíblia Hebraica” na FFLCH-USP e diretora do Centro de Estudos Judaicos da USP e pelo Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP e professor de Filosofia na FAAP. O tema da conversa será "O lugar do passado no mundo moderno".
O evento é promovido pelo Centro de Estudos Judaicos da USP em parceria com a Academia Judaica e apoio dos Bogrei Chazit.
No dia 24/04, das 19h30 às 21h, o Prof. Dr. Jacques Ribemboim, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, irá ministrar a palestra "História dos Judeus de Pernambuco", juntamente com o lançamento do seu livro de mesmo título, no auditório 024 do Edifício de Ciências Sociais e Filosofia da FFLCH.
Espinosa: o último dos medievais ou o primeiro dos modernos?
Dia 14/03, quinta-feira, o Prof. Dr. Carlos Fraenkel, professor de Estudos Judaicos e Filosofia na Universidade Mc Gill em Montreal, Canadá, virá ao auditório 24 do Edifício de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH-USP apresentar a palestra: "Espinosa: o último dos medievais ou o primeiro dos modernos?", das 19h30 às 21h.
A apresentação e a mediação serão dos Profs. Drs. Suzana Chwarts e Alexandre Leone.
Haverá transmissão online pelo link: https://bit.ly/EspinosaCEJ.
No dia 25/02, às 14h, o Rabino Dr. Donniel Hartman, escritor ortodoxo moderno, ocupante da Cátedra da Família Kaufman em Filosofia Judaica e presidente do Instituto Shalom Hartman, será entrevistado pela Profª. Drª. Suzana Chwarts, professora livre-docente de “Estudos Interdisciplinares da Bíblia Hebraica” na FFLCH-USP e diretora do Centro de Estudos Judaicos da USP. A apresentação será da Rabina Drª Kelita Cohen, doutora em Psicologia e Diretora Executiva da Academia Judaica.
A transmissão acontecerá no YouTube, pelo link: youtube.com/TVCIP
E no dia 29/02, também às 14h, o Prof. Dr. Manuel Trajtenberg, economista israelense, poeta, ex-congressista da Knesset, professor na School of Economics da Universidade de Tel Aviv e diretor executivo do Instituto de Estudos de Segurança Nacional na mesma universidade, será entrevistado pela Profª. Drª. Suzana Chwarts e pelo Dr. Fernando Lottenberg, advogado criminalista, presidente do Comitê Executivo da Memorial Foundation for Jewish Culture e Comissário de Monitoramento e Combate ao Antissemitismo da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Palestra gratuita na USP com Prof. Dr. Cyril Aslanov (Aix-Marseille Université)
Palestra com Profa. Dra. Lyslei Nascimento
Debate "Shoá, Poesia e Tradução"
Entrevista com Rachel Elior
Curso com a Profa. Dra. Suzana Chwarts: Cinco matriarcas do povo judeu (mas não eram quatro?)
A Profa. Dra. Suzana Chwarts, docente e diretora do Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo, ministrará um novo curso na Academia Judaica: "Cinco matriarcas do povo judeu (mas não eram quatro?".
Pesquisadores e afiliados ao CEJ - USP possuem 50% de desconto nos cursos da Academia Judaica. O desconto pode ser obtido através do cupom: 50PARCERIACEJ.
As inscrições para o curso podem ser feitas até 6 de dezembro de 2022. As aulas serão realizadas, de forma on-line e ao vivo, com gravação disponível por três meses, às terças-feiras, de 8 de novembro a 6 de dezembro, das 19h30 às 21h.
Mais informações: https://academiajudaica.org/cursos/cinco-matriarcas-do-povo-judeu-detail
III Prêmio Isaías Golgher
Convidamos todos os interessados a participarem da terceira edição do Prêmio Isaías Golgher, um concurso de ensaios de estudos judaicos, promovido pela professora Lisley Nascimento, da Universidade Federal de Minas Gerais.
O prêmio Isaías Golgher foi criado pelo Instito Cidades Criativas e o Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG para homenagear o historiador Isaías Golgher, distinguindo escritores, pesquisadores e ensaístas brasileiros, residentes ou não no Brasil, que desenvolvam ensaios, em língua portuguesa, na área dos Estudos Judaicos.
O edital com o regulamento do concurso pode ser acessado aqui.
III Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo
O laboratório do Antigo Oriente Próximo (LAOP-USP) está organizando o III Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo: "Arquivos e Coleções na Antiguidade Oriental: História e Possibilidades Técnico-Metodológicas", que acontecerá entre os dias 6 e 10 de março de 2023, no Departamento de História da FFLCH-USP.
Além das conferências dos professores convidados, o evento contará com o minicurso The Ancient Near East in the Late Bronze Age (c. 1500 - c. 1200 A.E.C.), oferecido pela Profa. Brigitte Lion, que, graças ao financiamento recebido pelo programa PrInt USP/CAES, integrará o quadro de professores da FFLCH-USP durante o mês de março de 2023. A disciplina será oferecida presencialmente e ministrada em língua francesa. As informações sobre o minicurso serão disponibilizadas na segunda quinzena de janeiro de 2023.
Este é um evento que envolve também temas ligados aos Estudos Bíblicos e Judaicos, sobretudo voltados aos períodos do Exílio e às narrativas sobre o Êxodo.
O prazo para a inscrição e o envio de resumos de comunicação oral e pôster vai até o dia 20 de novembro. Já o prazo para a inscrição de ouvintes se estenderá até fevereiro de 2023.
Além da submissão de comunicação oral (pós graduandos, alunos da pós graduação e professores), os alunos de graduação podem participar com apresentação de pôster (com suas pesquisas em andamento, ligadas a temas mais amplos).
As apresentações podem ser realizadas em espanhol, francês, inglês e português.
Todas as informações sobre o Colóquio e os formulários de inscrição podem ser encontrados em: https://laop.fflch.usp.br/
Simpósio Internacional Heschel, o Teólogo Poeta
Nos dias 23 e 24 de agosto de 2022, o Centro de Estudos Judaicos realizou o Simpósio Internacional Heschel, o Teólogo Poeta, no auditório 14 do Edifício de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo.
Em 2022 completam-se cinquenta anos do falecimento do pensador e exegeta bíblico Abraham Joshua Heschel (1907-1972), um dos mais influentes filósofos judeus da contemporaneidade. Heschel, diante de uma civilização cada vez mais desumanizada, debruçou-se sobre a temática do humano em sua dimensão de dignidade e ética. A renovação do humanismo a partir da crítica à civilização posterior ao genocídio da Segunda Guerra Mundial constitui a grande contribuição de Heschel para a filosofia contemporânea.
Está disponível no canal do Centro de Estudos Judaicos da USP no YouTube a palestra de abertura do evento, realizada no dia 23 de agosto, por Susannah Heschel e Moacir Amâncio, bem como mais duas palestras, realizadas no dia 24 de agosto, por Ernesto Yattah, Alexandre Leone, Cristina Guarnieri e Isidoro Abramowics.
Na abertura do evento, os palestrantes discorreram sobre o tema "O humanismo ético-religioso" na obra e no pensamento de Heschel. Nas duas palestras do segundo dia, os temas abordados foram "Heschel e o pensamento rabínico" e "Heschel e o diálogo inter-religioso". Infelizmente não conseguimos realizar a gravação da segunda palestra do primeiro dia do evento, realizada por Ruben Sternschein, Michael Leipziger e Gabriel Steinberg Schvartzman.
Lançamento do Livro da Profa. Dra. Marta Topel
“O Sagrado e o Impuro no Judaísmo: Lei, Comida e Identidade”
Mostra de Cinema Israelense
XVIII Encontro Abralic - Simpósio: Mundos judaicos com/partilhados: diásporas, viagens, migrações
11 a 15 de julho de 2022
Mostra de Cinema Israelense
Palestra: "Antissemitismo de Esquerda: do "inconsciente coletivo anti-judaico" à crítica sem consciência do capitalismo"
O debatedor será o doutorando Daniel Douek (FFLCH/USP) e a mediação será feita pela Profa. Dra. Marta F. Topel (CEJ/USP).
Link de acesso: https://us06web.zoom.us/j/
Código zoom: 830 6413 2775
Curso: "5 mil anos de sabedoria em 5 aulas"
Confira no link as informações para inscrição: https://academiajudaica.org/cursos/cursos/5-mil-anos-de-sabedoria-em-5-aulas-detail
Seminário "Holocausto NUNCA MAIS!"
A inscrição é gratuita e pode ser feita no link: https://bit.ly/3MyBkLI
Centro Intercultural Internacional inaugura o Israel Corner
Resultado de uma parceria com o Consulado Geral de Israel em São Paulo, o espaço é dedicado à divulgação da cultura e da história de Israel.
Mais informações no Jornal da USP: https://jornal.usp.br/institucional/centro-intercultural-internacional-inaugura-o-israel-corner
Vincent Van Gogh: Leitor da Bíblia
No dia 02/12, quinta-feira, o Centro de Estudos Judaicos da USP convidou o professor Alex Villas Boas para uma palestra aberta na disciplina Conceitos de Bíblia Hebraica II.
Primo Levi em Diálogo
Ao falar sobre É isto um homem? em entrevista de 1986, Primo Levi diz: “se então este livro, que agora tem quarenta anos, continua a viver, a razão é que seus leitores […] se dão conta de que este testemunho, do ponto de vista do espaço e do tempo, é mais universal do que era minha intenção quando o escrevi.” Em 2022, no Brasil e no mundo, ainda precisamos falar sobre Primo Levi e sua obra, rememorar e ensinar a partir de seus textos, abrindo possibilidades de diálogo para além de épocas e fronteiras. Primo Levi em diálogo se propõe a abordar diferentes aspectos da vida do autor turinense e de seus livros, ressaltando seu valor como testemunho, mas também sua originalidade literária, e falando, ao mesmo tempo, de Auschwitz, da guerra e do totalitarismo que chegam até os nossos dias.
Para participar dos encontros gratuitos no Zoom, inscreva-se pelo formulário:
bit.ly/primoleviemdialogo
Ou assista à transmissão ao vivo pelo canal YouTube do IIC San Paolo:
https://www.youtube.com/channel/UCPA4DNtwxdoIznicL88_9wg
Programação:
27 de janeiro de 2022, a partir das 10h30
10h30 Quedas e desafios da humanidade e da memória a partir da Shoá, com o Rabino Ruben Sternschein (apresentação de Moacir Amâncio)
11h30 Mesa 1 - «Primo Levi hoje, no Brasil» (mediação de Dirceu Villa)
Primo Levi, testemunha da atualidade, com Anna Basevi
Contra o princípio da exclusão, com Valentina Cantori
Do Brasil da ditadura ao Brasil de Bolsonaro: a recepção e o pensamento crítico de Primo Levi, com Aislan Camargo Maciera
14h30 La escritura y el testimonio del horror: Primo Levi, Miklós Radnóti e Isaac Bashevis Singer, com Emmanuel Taub (apresentação de Valentina Cantori)
15h30 Mesa 2 - «Auschwitz, poesia e tradução» (mediação de Dirceu Villa)
"Meu sussurro monótono, irritante e insensato": o Inferno de Dante no bestiário de Primo Levi, com Maurício Santana Dias
Na ponte do intraduzível, com Moacir Amâncio
17h30 Mesa 3 - «Primo Levi e a Itália» (mediação de Aislan Camargo Maciera)
Primo Levi na literatura italiana, com Cecilia Casini
Primo Levi: (a)filólogo, com Davi Pessoa
19h Mesa 4 - «Shoá, arte e educação» (mediação de Valentina Cantori)
Disegnare Primo Levi, com Pietro Scarnera
Concepções do universo concentracionário nos desenhos e poemas das crianças de Terezín, com Luciane Bonace Lopes Fernandes
20h30 Apresentação do documentário 1938 Diversi, de Giorgio Treves (2018)
O IIC San Paolo disponibilizará gratuitamente o documentário em língua italiana e legendas em inglês na plataforma Vimeo até 25 de fevereiro de 2022.
Organização:
Valentina Cantori, com a colaboração do Istituto Italiano di Cultura (IIC San Paolo).
Apoio:
Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo (CEJ - USP).
A ilustração utilizada no material divulgativo é de Pietro Scarnera, e integra a série realizada pelo mesmo artista durante a performance “Il poliedro Primo Levi”, em colaboração com Marco Belpoliti.
Caminhos de Pesquisa do Judaísmo Brasileiro - NUEJUC
Quando o Tango encontra o Klezmer: a vida e a obra de Ernesto e Rosa Hönigsberg
NUEJUC - O último encontro, em 23 de agosto de 2021, aberto ao público, foi mediado pela Profa. Dra. Silvina Gesser (Instituto Salti - Universidade de Bar Ilan; Instituto Harry Truman - Universidade Hebraica de Jerusalém). A professora realizou uma fala, e subsequente debate, com o tema "En pos de una economía de la memoria: el caso del Valle de los Caídos" – em afinidade com os debates que vem sendo realizados pelo grupo ao longo deste ano.
Confira a gravação do evento aqui.
Debate sobre o livro recém-traduzido "A Pátria Portátil: Uma História do Livro Judaico na Argentina"
Episódio do 5.8 Podcast, da Congregação Israelita Paulista, sobre Estudos Judaicos na Academia, com a participação de Suzana Chwarts, diretora do CEJ-USP, e Mônica Grin, professora da UFRJ e coordenadora do NIEJ
Para escutar o episódio:
No Spotify: https://open.spotify.com/show/5uNwtGEEF0K3BV3LKca4BH?si=IdWruuSlSeSwmD0…
No Apple Podcasts: https://podcasts.apple.com/br/podcast/5-8/id1529643995
No site: https://5ponto8.fireside.fm/20
Sala de Estar: A Arqueologia e os Relatos Bíblicos
Segundas Intenções: Arqueologia Bíblica
Magnetismos Judaicos: o que te fascina no cinema e na televisão israelense?
O Holocausto sob ataque: a negação do Holocausto, sua lógica e seus efeitos para os direitos humanos
Segundas Intenções: Arqueologia Bíblica
Magnetismos Judaicos: o que te fascina no cinema e na televisão israelense?
Magnetismos Judaicos: o que te fascina na arqueologia bíblica?
O Holocausto sob ataque: a negação do Holocausto, sua lógica e seus efeitos para os direitos humanos
O Problema da Leitura Fundamentalista da Bíblia
Evolução do Ensino a distância: como isso pode mudar o mundo
O FEMININO E O SAGRADO | EVA E O DESEJO: a sagacidade da nudez
Israel: Cinema e Sociedade
Reflexões sobre a aplicação da diplomacia cidadã/multilateral no conflito israelo-palestino e no novo cenário internacional - evento em conjunto com a Universidade de Haifa
Caminhos e Descaminhos da Construção da Identidade Judaica no Brasil, com a Profa. Eva Blay
Clique na imagem para assistir ao evento Mesa Redonda - Walter Rehfeld - 100 Anos
Clique na imagem para assistir ao debate Identidades Hifenizadas e Migração, as idas e voltas dos judeus no século XX
Clique na imagem para assistir ao debate com o escritor árabe-israelense Sayed Kashua
Clique aqui para assistir ao debate sobre a série "Nada Ortodoxa".
Clique aqui para assistir ao debate sobre "The Plot Against America".
Em setembro, o Centro de Estudos Judaicos celebrou seus 50 anos com dois eventos.
No dia 23, houve uma conferência do ex-ministro Celso Lafer, seguida de coquetel. Também foram apresentados os planos do CEJ para os próximos anos.
Já no dia 24, duas mesas de debate na USP reuniram professores e pesquisadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul para tratar do tema Estudos Judaicos no Brasil e Estudos Judaicos na USP. Anita Bruner, Ary Plonski, Francisco Moreno, Helena Lewin, Maria Luiza Tucci Carneiro, Monica Grin, Nancy Rozenchan e Roney Cytrinowicz estiveram presentes.
Clique aqui para ver o vídeo do evento.