Em destaque

CEJ-USP oferece curso inédito: Geopolítica, história e formação do imaginário judaico, com Prof. Dr. Bernardo Sorj

O judaísmo pode ser compreendido como produto de uma longa história onde foram se acumulando diversas camadas. Cada uma delas deixou sua marca, alimentando a formação do imaginário judaico contemporâneo, nas suas diversas expressões coletivas e individuais.  

Neste curso inédito oferecido pelo Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo, em quatro aulas, o Prof. Dr. Bernardo Sorj percorrerá a formação desse "imaginário judaico" (termo que se refere ao conjunto de ideias, imagens, símbolos, mitos, narrativas e representações associadas à cultura, história, tradições e crenças do povo judeu), como um esforço constante de adaptação e resposta às mudanças geopolíticas e culturais do entorno. O curso abrangerá os três mil anos de história judaica, focalizando os momentos de mudança e sua associação ao surgimento de novas elites e paradigmas no interior do povo e de suas estruturas institucionais. 

Temas que serão abordados:

1) Israel, terra de passagem dos impérios. Os reinos de Israel e de Judá, os profetas e a Bíblia.

2) O mundo greco-romano, Babilônia, o Talmude.

3) Cristianismo e Islã. Ashkenaz e Sefarad.

4) A modernidade e suas respostas. A fragmentação do judaísmo.

5) Holocausto. O Estado de Israel. O judaísmo contemporâneo.

6) Judeus, judaísmos e identidades no mundo contemporâneo.

As aulas acontecerão ao vivo pelo Google Meet, às terças-feiras das 19h às 21h, nos dias 14, 21, 28/05 e 04/06. Os participantes presentes poderão enviar perguntas ao final de cada aula. 

Em caso de não assistência ao vivo, os inscritos poderam acessar à gravação posteriormente! 

INSCREVA-SE JÁ! VAGAS LIMITADAS!

Sobre o docente: Bernardo Sorj possui mestrado em História do Povo Judeu e Sociologia pela Universidade de Haifa e doutorado em Sociologia pela Universidade de Manchester. Renomado sociólogo, autor de 30 livros publicados em várias línguas, vários deles sobre judaísmo, foi catedrático e professor visitante em universidades da Europa e dos Estados Unidos. É professor titular aposentado de Sociologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e do Projeto Plataforma Democrática.